segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Na Trilha dos Cem Anos...

Pesquisar tudo o que aconteceu de interessante no futebol de Santa Catarina, durante os anos de 1910-2010, eis a tarefa. Uma peregrinação desafiadora dissecando todo aquele manancial, legado à posteridade, por verdadeiro batalhão de anônimos jornalistas, cada qual ao seu tempo e estilo.

Foram trabalhos explícitos, agora revitalizados e sintetizados em edição comemorativa especial. “Na Trilha Dos Cem Anos” relembra fatos ampliados, ante o olhar observador do autor desfilando todos os campeões envolvidos em competições oficiais com a criação da Liga.

Os anos dourados do futebol amador, inédito na imprensa, onde as revelações aconteciam. Até 1976 os clubes faziam seu “debut” no certame regional, apresentando seus novos contratados para a temporada. Era o Torneio-Início que sacudia a cidade caracterizando o abre-alas da temporada. Sinópse do certame regional em suas 45 edições também merecem a devida atenção. Ano, local da disputa, participantes, campeão e vice eis o retrato da disputa anual. Os 86 capítulos de uma história centenária são contados em detalhes. É aí a intimidade: fatos que a maioria dos leitores desconhecem e que outros certamente trazem esquecidos na memória. É o histórico da bola que circulou pelos municípios envolvendo paixões, entusiasmo, sacrifícios sem conta. Vivenciamos cada conquista daqueles que alcançaram a glória do título.

Aí está a espinha dorsal da edição especial que pela primeira vez trás o DNA daqueles clubes que festejaram o título e também as tristezas dos vices. Uma seqüência de conquistas que dão à obra conotação de enciclopédia, exaltando os 100 anos do futebol catarinense, que nasceu no Campo do Manejo ante olhares curiosos, ultrapassou fronteiras na busca de novos e retumbantes sucessos.

No torneio de 1924 deu Figueira. A camisa “verde” da Seleção. América e Palmeiras vencedores da Taça Centenário. Detalhes da movimentação do secretário do Governo em tentar proibir a prática do futebol aqui no estado. Todos os jogos do Torneio Luis Gallotti. A quebra do preconceito. Marcílio Dias o campeão do Torneio da Legalidade. Taça Atlântico e o Avaí. Tupy de Joinville trouxe o título da Áustria. A venda do Adolfo Konder. Números da campanha de Figueirense, Avaí, Joinville, Criciúma e Chapecoense no nacional. Testemunha do mistério: Zé Macaco. Seleção Gaúcha perde para o Carlos Rennaux. A Seleção Brasileira na Ressacada e no Scarpelli. As passagens de Pelé e Garrincha pela capital. Tem catarinense de Araranguá no Guiness. Uma quase tragédia no bingo do Avai. O fascínio pelo troféu O Jornaleiro. Os 16X0 de 1926. Entre o amor e o ódio. O big-ben do Manézinho. Santa Catarina no brasileiro de seleções. As duas faces do Ferrinho (Ferroviário de Tubarão). JEC campeão da Copa e da Recopa. Payssandu soma título pouco conhecido. Metropol o clube dos milagres. Marcílio Dias e a conquista do estadual. Copa do Brasil é com o Criciúma. As edições da Taça Brasil. Mestres da Bola. Artilheiros de todos os tempos. Personagens do século. Dramas e comédias. Curiosidades. Nossa homenagem à imprensa e outros temas selecionados...

Na "Trilha Dos Cem Anos", edição de ouro, inédita em nossa literatura, promete saciar a sede de todos os desportistas, ávidos por informações do nosso futebol centenário. A festa vai começar para os olhos e coração...

O livro “Na Trilha Dos Cem Anos” que será lançado em 2011 é do jornalista e historiador Maury Dal Grande Borges e irá contar em detalhes a história do futebol catarinense.

Nenhum comentário: